Escolha a sua loja

Para continuar a navegar no nosso site por favor escolha a sua loja de preferência

Escolher

FAÇA VOCÊ MESMO

Como ajustar ou polir uma porta para que funcione sem problema

1. Material necessário

Materiais:

 

  • Folhas de lixa de diferente espessura
  • Fita adesiva
  • Verniz, tinta, esmalte
  • Roscas
  • Dobradiças e pernes

 
Ferramentas:

 

  • Lixadora
  • Lápis
  • Escova elétrica ou manual
  • Serrote
  • Pregos
  • Régua de marcação
  • Fita métrica

 

2. Como planificar o seu projecto

Em primeiro lugar, verifique se apenas são necessários pequenos ajustes ou se terá de desmontar a porta para a poder reajustar mais facilmente. Observe bem o seu estado, pode ser necessário mudar, antes de tudo, as dobradiças ou os pernes por já estarem demasiado deteriorados com o uso.

Não se esqueça de se proteger com luvas, óculos, capacete de proteção ao ruído e máscara sempre que a tarefa de bricolage o exija.

3. Como solucionar pequenos desajustes na porta

Quando as fricções ou desajustes não são muito pronunciadas e ainda se consegue abrir e fechar a porta, ainda que com dificuldade, talvez não seja necessário desmontar a porta, apenas lixá-la! 
 
Opção 1 - Marcar e lixar

 

 

  • Coloque uma folha entre a porta e o chão e marque os pontos em que a folha fica presa (quando a porta roça no chão, é muito provável que fiquem marcas, sobretudo se são solos laminados pouco resistentes ou de madeira maciça). Serão esses os pontos a lixar;

 

  • Se o roçar é lateral, passe giz à volta da porta. Ao abrir e ao fechar irão ficar marcados nas dobradiças os pontos a lixar.

 

Opção 2 - Fixar uma lixa ao chão

 

 

  • Fixe no chão com fita adesiva uma folha de lixa de grão espesso no ponto onde a porta roça (pode também utilizar uma lixadora manual de carpinteiro);

 

  • Passe com a porta várias vezes sobre a lixa de forma a desbastar o suficiente para um abrir e fechar fluído;

 

  • Limpe a serradura.

 

Opção 3 - Experimente  uma lixadora elétrica

 

 

  • Pode utilizar uma lixadora  elétrica tipo triangular para desbastar os pontos na dobradiça. Se a porta for de madeira maciça pode-se lixar tanto nas dobradiças como no canto da folha. Se for de placa de melamina, material plástico, deve-se lixar na moldura, se esta for maciça. Se não, terá de baixar no canto, lixar bem e depois voltar a cantear com fita pré-fixada do mesmo material.

 

Opção 4 - Substituir as roscas

 

 

  • Outra opção simples será substituir as roscas das dobradiças, talvez já com algum desgaste, e colocar uma rosca mais fina sobre a já existente para elevar a porta uns milímetros;

 

  • Remova a porta e coloque as peças na haste da dobradiça. Lembre-se que isto se pode fazer entre a parte de cima da porta e a moldura caso exista espaço suficiente para colocar uma rosca, se não deve-se lixar ou polir onde for necessário. Se for possível, poupará tempo e esforço.

 

4. Como solucionar grandes diferenças

Quando se trata de um problema grave, a opção mais adequada será  desmontar a porta para trabalhar com maior comodidade. A solução é simples, mas deve ser feita em segurança. Siga estes passos:

 

1. Marcar a zona a desbastar

 

 

 Passe uma tábua de madeira fina, de aproximadamente 3 mm (o espaço mínimo recomendado entre a porta e o chão, ou a moldura da porta), ao longo da base da porta. Essa será a indicação daquilo que deve desbastar.

 

2. Tirar a porta

 

 

Desmonte a porta das dobradiças. Para fazê-lo mais facilmente, utilize uma pequena alavanca de prego; pressione com o pé enquanto ajuda com as mãos a tirar a porta das dobradiças.

 

3. Prepare a mesa de trabalho

 

 

Coloque a porta numa mesa de trabalho suficientemente estável para poder trabalhar sobre ela. Segure-a bem e proteja a superfície com uma manta para não a riscar.

 

4. Utilize a lixadora

 

 

Se o que há para desbastar é pouco e apenas em determinadas zonas, experimente passando repetidamente com uma lixadora e com lixa de grão mais grosso, rematando com lixa de grão fino.

 

5. Novas passagens com uma escova manual

 

 

Se tem de desbastar maior quantidade, pode fazê-lo com uma escova manual. Regule os milímetros de corte e faça passagens de trás para a frente com a ferramenta. É melhor fazer passagens sucessivas, desbastando pouco a pouco, do que muito de uma só vez. Também se pode passar uma escova pequena a toda a volta ou em qualquer canto da porta, sempre que esta seja de madeira maciça.

 

6. Utilize a escova elétrica para trabalhos mais difíceis

 

 

Quando tiver de fazer o mesmo trabalho em várias portas, ou o que tiver de reduzir for bastante, compensa utilizar uma escova elétrica. Regule o nível de corte das lâminas. Faça pequenas passagens sucessivas até chegar ao nível pretendido.

 

Recomendações:

 

 

  • Para evitar trabalhos de limpeza e problemas respiratórios, deve-se utilizar um aspirador acoplado à máquina ou um saco de recolha de serradura;

 

  • Para evitar desprendimentos, roturas ou fragmentações no revestimento quando lixar a parte de baixo da porta, deve começar por um dos extremos em direção ao interior do canto. Quando as folhas da lixadora chegam a esse extremo desde o outro lado o revestimento dos cantos não se irá estragar por já estar desbastado.

 
7. Verniz

 

 

Se a porta for de madeira maciça, pode envernizar ou pintar no mesmo tom, especialmente se tiver lixado ou polido nos cantos superiores da porta ou da moldura. Se teve de estragar algum canto, terá de o arranjar, depois de baixar a porta, com fita pré-fixada.

 

8. Utilize a fita métrica para cortar corretamente

 

 

  • Se tiver de fazer um corte maior na base da porta, porque teve de elevar o chão com laminado ou com piso sólido, por exemplo, marque a linha de corte com a fita métrica e com uma régua;

 

  • Pode utilizar a escova elétrica, como já explicámos, ou também serrar com a serra de gabarito ou circular, dependendo de qual seja a espessura a cortar. Proteja a linha de corte com uma fita adesiva para evitar deterioração no chapeado da porta;

 

  • Utilize uma guia de corte com as máquinas para o fazer de forma precisa.

 

Escolher Loja

Para continuar a navegar no nosso site
por favor escolha a sua loja de preferência

Usar a minha localização actual
ou