Entre 20 a 25% da energia térmica dissipa-se pelas paredes de casas mal isoladas e 5 a 10% pelos tetos e coberturas.
O poliestireno extrudido é um isolante versátil e duradouro. Apesar de ser um derivado do petróleo e ter um consumo energético elevado na sua produção, destaca-se pelas fortes características isolantes e resistência à água.
15% das perdas de calor numa casa são causadas por janelas mal isoladas. Uma janela bem isolada permite conservar a temperatura interior no inverno e evita a entrada de calor no verão.
Pode reduzir as perdas de calor até 50% substituindo as janelas por soluções com tecnologia isolante como o vidro duplo ou janelas com rotura térmica.
Os perfis de PVC são os que possuem melhor capacidade isolante uma vez que não têm materiais biodegradáveis.
Para saber a capacidade isolante de uma janela analise o coeficiente de transmissão térmica (U). Este valor expressa a quantidade de calor que trespassa o vidro. Quanto mais baixo, maior o isolamento.
Outra solução para melhorar o isolamento térmico de portas e janelas é a utilização de fitas de calafetagem.
Tratam-se de bandas de silicone e de outros materiais que se colocam nas portas e janelas, evitando a circulação de ar.
Os toldos atuam como bloqueadores dos raios solares. Desta forma diminuem a temperatura dentro de casa e evitam o recurso ao ar condicionado com consequente redução do consumo energético.
Instalar um motor no toldo ou na persiana permite-lhe programar a subida ou descida automática do equipamento nas horas de sol e reduzir assim o uso do ar condicionado.
Existem motores silenciosos, muito fiáveis e fáceis de montar.
As persianas permitem melhorar o isolamento e poupar energia. No inverno conseguirá aumentar em 4ºC a temperatura face a uma janela sem persiana. No verão pode reduzir até 70% a entrada de calor.
Os estores são capazes de reduzir substancialmente as necessidades energéticas de uma habitação.
Pode otimizar a climatização com recurso a um forro térmico. Esta solução é instalada diretamente nas cortinas reforçando o isolamento térmico da janela.
Permitem reduzir o consumo de energia em aquecimento no inverno e de ar condicionado no verão (reduzem a temperatura até 7ºC).
Poupe 20% no consumo de energia em aquecimento com painéis refletores.
Estes painéis colocam-se atrás dos radiadores e evitam a perda de calor pelas paredes. Esta solução é muito fácil de instalar.
O isolamento térmico para tubagens supõe uma poupança energética de até 90%. Tem à sua disposição rolos isolantes de vários materiais: espuma, lã de vidro…
Este tipo de isolamento melhora o rendimento face às perdas de calor e evita o congelamento da tubagem.