O duche italiano adapta-se a todas as formas e tamanhos de casas de banho. Ao nível do chão, é de fácil acesso e oferece um grande conforto de utilização. Entre duas paredes ou divisórias, e muitas vezes sem porta, proporciona uma sensação de espaço. Sendo muitas vezes totalmente revestida das paredes ao chão, a sua realização requer algumas precauções de instalação.
Diferentes soluções técnicas existem para combinar com a decoração, sem esquecer a vedação.
- Vantagens do duche italiano (Passo 2)
- Composição de um duche italiano (Passo 3)
- Garantir uma boa execução (Passo 4)
As suas principais vantagens
- Acesso ao nível do chão: prática e funcional, facilita a entrada no duche, especialmente para as pessoas idosas, com mobilidade reduzida e crianças.
Conselho: Para um maior conforto, adicionar um banco de duche que pode ser amovível e uma barra de apoio.
- Em tamanhos padrão ou personalizado: adapta-se a qualquer configuração de casa de banho:
em ângulo, no centro em ilha ou debaixo dos tetos inclinados, com 2 ou 3 resguardos arredondados ou direitos, aberto ou fechado com uma porta em vidro, pequena ou grande.
- Manutenção fácil: a ausência de base de duche e de uma variedade de recantos, superfícies lisas e fáceis de acesso permitem uma limpeza mais fácil.
Dica: Fixar um rodo acessível no duche facilita a limpeza das paredes de vidro.
100% decorativo
O duche italiano integra-se no seu ambiente. Permite personalizar a sua casa de banho dando-lhe um estilo: antigo, contemporâneo, elegante, mosaico estilo banho turco de Marrocos...
- Com ou sem resguardos de duche tudo é possível graças a diferentes estilos de resguardos em vidro (fosco, transparente, em bloco de vidro...) para criar uma maior intimidade.
- Grande escolha de revestimentos: pavimento cerâmico, mosaicos, mármore, teca, betão encerado... A unidade de materiais utilizados, para revestir o chão ou paredes, permite coordenar o espaço de duche com o resto da casa de banho.
Dica: Quando o duche está integrado no quarto, pensar em instalar um espaço para colocar a toalha e despir-se num local seco.
Composição do duche italiano
A realização do duche italiano requer poder encastrar o sifão e garantir uma inclinação no chão para o escoamento da água.
Que tipo de base?
Este duche caracteriza-se pela sua base não aparente, encastrada no chão e revestida.
Em construção nova, as evacuações integram-se diretamente na laje.
Em renovação, existem 2 soluções:
- Criando um degrau ou um estrado, para a passagem das evacuações por baixo, uma solução ideal.
- Fazendo passar as evacuações por baixo do pavimento. Assim, será necessário criar uma cofragem à volta das evacuações (garagens, roupeiro...).
A colocação de bases extraplanas em cerâmica, aço esmaltado ou material de síntese pode ser uma alternativa. Com uma altura reduzida (cerca de 3 cm visíveis), são fáceis de usar e instalar e não precisam ser revestidas.
Conselho: Para um «total look» duche italiano, na conceção do duche, encastrar as torneiras na parede (com um kit especial) e acrescentar um pequeno rebordo integrado que servirá de banco para um maior conforto. Se o espaço o permitir, pode criar um duche italiano XXL para um duplo chuveiro com dois pontos de água frente a frente, por exemplo.
Que tipo de sistema de evacuação?
Os duches italianos devem ser equipados de um sifão de chão de grande capacidade para que a água possa evacuar-se rapidamente, evitando qualquer risco de inundação. É um elemento essencial para o seu conforto de utilização. Existem dois sistemas de evacuação:
- O sifão de solo, centrado ou não: requer ter espaço debaixo da base e deve ser dimensionado corretamente para ser eficaz.
- A grelha: mais «design», permite o acesso mais fácil à evacuação.
Conselho: A eficiência da evacuação depende do diâmetro do ralo (que deve ser no mínimo de 90 mm), mas também o da canalização (no mínimo de 50 cm).
Garantir uma boa execução
Devido à sua configuração, o duche italiano não permite uma execução aproximativa. É obrigatório encastrar o sifão e a canalização de evacuação no pavimento, garantir um escoamento rápido da água e uma vedação perfeita da zona.
Garantir uma boa vedação do conjunto
2 soluções para que a base ao nível do chão seja impermeável às infiltrações:
- Manta hidrófuga: criar o fundo do duche com uma folha em material sintético tornando-o hermético, antes de o cobrir com uma manta. Esta deve respeitar uma inclinação de drenagem de 1 a 3 % para garantir o escoamento da água para o sifão.
- Kit a revestir: encastrar a base pronta a revestir e o ralo de duche. A sua grande vantagem é que a inclinação de drenagem já está prevista. Não é aconselhável revestir com ladrilhos muito grandes, sob pena de não respeitar a inclinação. Além disso, todas as bases não podem ser recortadas.
Impedir o escorregadio do piso
- Escolher produtos antiderrapantes para evitar transformar o duche numa pista escorregadia.
- É aconselhado usar unicamente ladrilhos de pequena dimensão (mosaicos ou seixos) que cobrem a inclinação da base, limitando o seu escorregadio e respeitando a inclinação.
Dica: Instalar um estrado no duche. Irá proporcionar conforto e segurança limitando assim os riscos de escorregamento.