Nova Etiqueta Energética

O que precisa de saber

A etiqueta energética tem como principal beneficio o apoio que dá na pesquisa e escolha de produtos mais eficientes. 

 

Na etiqueta antiga estavam a ser utilizados demasiados "+" o que tornava dificil a diferenciação das classes dos produtos. Se observármos o mercado, percebemos que muitos produtos já se encontravam nas escalas mais acima como o A+, A++ e A+++, desta forma era muito mais complicado fazer a distinção dos produtos mais eficientes, assim a União  Europeia fez regressar a escala de A a G. 

 

 

ETIQUETA ENERGÉTICA

As principais mudanças

Nova Etiqueta Energética

Grupo de Produtos

 

Em vigor a partir de 1 de Março de 2021 estão:  

Aparelhos de refrigeração, como frigorificos e congeladores e aparelhos de armazenagem de vinhos, Máquinas de lavar roupa, Máquinas de lavar e lavar e secar roupa, Máquinas de lavar louça.

 

Em vigor a partir do dia 1 de Setembro de 2021 estão: 

Fontes de luz (lâmpadas).

 

Para outros produtos como: ar condicionados, secadores de roupa e aquecedores de ambiente e água, as novas etiquetas energéticas serão introduzidas quando os regulamentos entrarem em vigor. 

ETIQUETA ENERGÉTICA

PERGUNTAS FREQUENTES:

Porquê a escala de A a G?

O principal objetivo desta legislação é a Economia Circular que pretende proporcionar-lhe mais informação e dar-lhe a opção de ter uma escolha mais informada. 

Quais os benefícios da etiqueta energética?

A etiqueta energética permite dar-lhe informações mais concretas, que sejam de fácil reconhecimento e facilmente comparáveis  entre os vários tipos de produtos. Assim, será mais fácil para si identificar a eficiência energética de um produto e a poupança que poderá ter ao adquirir produtos mais eficientes. 

A escala com muitos "+" deixou de ser clara e muitos produtos já estão em classes mais eficientes. Por isso a União Europeia reviu a etiqueta de acordo com as inovações do mercado e as suas necessidades cliente. As classes energéticas de A a G serão revistas regularmente. 

Esta revisão irá trazer uma poupança anual de energia de 150 milhões de toneladas equivalente de petróleo (Mtep).

Como são calculadas as poupanças energéticas?

Todos os produtos passam por testes em laboratórios onde várias condições são testadas e controladas e assim diversas variáveis são testadas e aprovadas. O cálculo da eficiência energética considera o consumo de energia elétrica, o consumo de água e o consumo de eletricidade em standby. A poupança de energia é estimada quando comparamos produtos equivalentes mas com diferentes classes de eficiência energética. 

Se comprar um produto de classe superior vou poupar mais?

Os produtos com uma classe energética mais elevada estão associados a menores consumos energéticos, assim a fatura energética será menor.  Deve ter-se sempre em consideração que as poupanças energéticas variam entre as várias categorias de produto por isso consulte sempre as etiquetas de uma mesma categoria de produto para ver quais são as diferenças e conseguir escolher o produto mais eficiente. 

Quando é que as novas etiquetas estarão disponíveis nas lojas físicas e online?

De acordo com a legislação da União Europeia, a nova etiqueta energética foi alterada para os seguintes produtos: máquinas de lavar a louça, máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar e lavar e secar roupa e aparelhos de refrigeração no dia 1 de Março de 2021. Para fontes de luz (lâmpadas) a nova etiqueta entra em vigor a 1 de Setembro de 2021. No entanto,  ainda poderá ver vários casos como: artigos com a etiqueta antiga ou artigos com as duas etiquetas, a antiga e a nova pois estamos num processo de transição.

Os candeeiros sem lâmpada continuam a ter etiqueta energética?

Não. Apenas as lâmpadas terão etiqueta energética. Mas existem exceções como os candeeiros com lâmpadas embutida em que não é possivel trocar a mesma. Estes candeeiros com lâmpada embutida são considerados fontes de luz e por isso têm etiqueta energética. 

Que informações adicionais posso consultar nas novas etiquetas energéticas?

Depende sempre do produto, mas para além do consumo de eletricidade poderá ver também informações sobre a água utilizada por ciclo de lavagem, volume, capacidade, ruído emitido, khw, volume de compartimentos para produtos congelados, compartimentos para produtos não congelados, etc...

Para que serve o código QR?

O código QR permite aceder à Base de Dados de Produto Europeia para Etiquetagem Energética (EPREL) que disponibiliza quer a etiqueta energética, quer a ficha técnica do produto. Tanto a etiqueta como a ficha técnica do produto podem ser pedidas em loja para sua consulta. 

Existe correspondência entre a etiqueta energética antiga e a nova?

Não é possível estabelecer uma correspondência. As novas etiquetas são elaboradas utilizando novos e mais rigorosos métodos de teste e cálculo do Índice de Eficiência Energética. Um exemplo pode ser, um produto que apresenta  uma classe de eficiência energética A+++ pode ser reescalonado para um C e outro produto pode ser reescalonado para uma classe D, mesmo dentro da mesma categoria de produto.

Com o reescalonamento os produtos são menos eficientes?

Não. Apesar de agora visualizar classes de eficiência energética diferentes, o desempenho do produto é o mesmo. A classificação é que muda, ou seja, a letra na etiqueta. A grande diferença está na forma como os produtos são testados em relação à forma como eram antigamente. 

Partilhe esta informação

Share Facebook Share Twitter Share Pinterest Share whatsapp Share email
Escolher Loja

Para continuar a navegar no nosso site
por favor escolha a sua loja de preferência

Usar a minha localização actual
ou